Cabeçalho

Image Map

4.10.13

Resenha: Dias de Sangue e Estrelas

A palavra karou significa "esperança" na língua dos quimeras, mas Karou, a garota de cabelo azul, não se sente muito esperançosa. Ela se apaixonou pelo inimigo, e o mundo inteiro sofreu por causa dessa traição. Agora Karou está isolada no meio do deserto, atormentada pelas lembranças de Akiva, e quando  violência da guerra entre quimeras e anjos se torna insuportável, ela percebe que somente se aliando ao selvagem Lobo Branco será capaz de compensar seu povo pelos erros que cometeu. Mas ações têm consequências, e aos poucos Karou começa a perceber que elas poderão ser terríveis.


      Então... a tão esperada continuação de "Feita de Fumaça e Osso" saiu. Quando chegou, eu não via a hora de comprá-la. Bem, preparem-se, pois, neste livro, as coisas podem não ser como realmente parecem!


Cenário

     Bem, você se lembra do cenário da vida de uma adolescente de 17 anos, mensageira de um demônio, que morava em Praga e estudava artes plásticas? Posso dizer, seguramente, que a vida de Karou, agora, é bem diferente disto. Ao recuperar suas memórias e descobrir que seu amante – e inimigo de todos os quimeras – matou a única coisa mais próxima de uma família que possuía, a garota voltou para Eretz com a ajuda de Razgut e, o que encontrou lá, foi uma completa decepção: Loramendi fora completamente devastada pelos serafins.
     Como se não bastasse, Karou se reencontra com Thiago, o Lobo Branco, que a convence a ajudar seu exército que é, provavelmente, a última esperança dos quimeras. Assim, a garota leva a legião monstruosa para o continente africano e assume o trabalho de Brimstone, como ressurreicionista.
     O cenário do segundo livro da série é mais sóbrio. Karou não é mais a garota de antes; é apenas uma sombra dela. Está magra e cansada. O preço da magia está caindo sobre ela. O dízimo para as ressurreições, estampado em seus braços.
     Akiva, por sua vez, luta pela aceitação de seus irmãos. Tenta realizar o sonho que tivera com Madrigal; o sonho de um mundo perfeito, mas precisa fazer a escolha de que lado pertence, rapidamente.
     O corpo estava deitado à sua frente, imenso e inerte. Monstruoso. Ela duvidava muito que Brimstone tivesse orgulho dela naquele momento, mas, como Thiago a persuadira a acreditar, aqueles eram tempos monstruosos, e os rebeldes precisavam maximizar o impacto de seu pequeno contingente.
Trama 

     No decorrer da trama, a diversidade dos fatos predomina. Vemos, explicitamente, a falta que Karou sente de sua antiga vida e seu medo e indignação em relação às ações do Lobo Branco, que utiliza uma máscara de falsidade.
     Enquanto a protagonista está presa entre os quimeras – que chamam-na, ainda, de "traidora" –, Akiva consegue o apoio de Liraz e Hazael, que não aguentam mais viver em guerra por causa das ações do imperador serafim, Joram.
     Quimeras tentam escapar do massacre que os serafins promoveram e serafins são constantemente mortos pelo grupo de rebeldes quimera, liderados por Thiago e com corpos feitos por Karou, que começa a se arrepender pelo apoio que dá para o Lobo Branco. Mas, sem este, que esperança sua "raça" teria?
     A Fada Raivosa – Zuzana – é de extrema importância, também. Preocupada com a amiga, que há muito não dá notícias, decide procurá-la, junto a Mik. Os dois embarcam em uma viagem ao continente africano e, em fim, conseguem conhecer os quimeras que Karou desenhava. Mas, ah, em meio de tantos monstros, não estariam em perigo?
     Com o desenrolar da trama, que leva caminhos surpreendentes, nuances podem ser percebidas e te deixam incerto, quanto ao futuro.
     Uma centena de gargantas abertas habilmente como cartas. Uma centena de sorrisos vermelhos, e na parede, também escrita em vermelho, uma nova mensagem: OS ANJOS DEVEM MORRER.
Personagens


     Sempre mágicos, sempre surpreendentes, os personagens que Laini Taylor cria são absolutamente incríveis. No volume dois de "Feita de Fumaça e Osso", quimeras que participaram da vida de Madrigal e outros serafins aparecem, deixando a trama ainda mais fascinante.
     Entre os novos personagens, os que mais se destacam são Ziri (o último Kirin "puro"), Ten (uma quimera lupina que realiza todos os desejos de Thiago) e Jael (irmão de Joram e líder do exército do Domínio).
     No livro, também temos a chance de conhecer um pouco mais sobre outros personagens, como o próprio Thiago, que demonstra ter uma ótima capacidade de exercer influência sobre os outros. 
     Os humanos presentes, resumem-se ao casal Zuzana e Mik, que dão um toque especial na história, amenizando o clima "carregado" e divertindo a protagonista.
     Os irmãos de Akiva também recebem uma atenção especial. É impossível não nos apegarmos à Liraz, que vive em constante conflitos com sigo mesma, e Hazael, que possui uma capacidade inata de sorrir, nos guiando ao mesmo fim.
      – Quem é aquele cara? – sussurrou Zuzana enquanto Karou levava os dois para fora do grande pátio onde os monstros se reuniam. – Ele se lavou com um sabão que lava duas vezes mais branco?      
Crítica 

     Sobre o livro, posso dizer que é simplesmente incrível a forma que a autora usa para se comunicar com seus leitores.
     Alguns de seus capítulos, num primeiro momento, parecem "desnecessários", uma vez que Laini retrata alguém que irá morrer neste mesmo capítulo. Mas, na verdade, é muito importante que isso aconteça, já que a autora nos mostra um ponto de vista diferente sobre o que está acontecendo. Neste caso, por exemplo, mostra que muitos serafins sonham com a paz, que é diferente de vencer a guerra.
     Bem, a estrutura do livro é um ponto importante, que deve ganhar destaque: além de conter e-mails, possui aquela tão nostálgica separação de etapas, que se iniciam com um simples "Era uma vez...". Além do mais, no início, há um mapa de Eretz!
     No mais, posso afirmar que vemos como os personagens agem em situações extremas, podendo crescer com tais. Os sentimentos, de fato, são o ponto-chave deste romance. Percebi que o livro é uma espécie de "preparo" para o último da trilogia. Este, age como uma transição do primeiro para o terceiro, e possui um final que te faz quer roer as unhas. Provavelmente, o terceiro livro estará recheado de adrenalina.
     "Filha do meu coração", dizia a mensagem que Brimstone deixara a Karou. Teve vontade de chorar de novo, bem ali no pátio, ao se lembrar dela. "Duas vezes minha filha, minha alegria. Seu sonho é o meu sonho, e seu nome é verdadeiro. Você é toda a nossa esperança."
     
     





2 comentários:

  1. Essa é uma das primeiras resenhas que encontro sobre o livro. Parece-me que Taylor conseguiu fazer uma transição prefeita entre as histórias. Estou louca para ler.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo o livro!
      Obrigada, também, pelo comentário e pelo elogio!

      Excluir